top of page
amazonica5.jpg
amazonica6.jpg
imagem à esquerda ©Amazonica: visita al taller de Pablo Taricuarima en Nauta para conocer sobre la cosmovisión Amazónica y la talla de madera balsa (Topa) tradicional Kukama Kukamiria.
imagem à direita ©Amazonica: performance realizada por Roxana Barba (PE) en colaboración con Lorenzo Bordonaro (IT), Sobre plataforma de madera inspirada en el Kené de la cultura Shipibo Konibo.
i

Amazonica -
Correlación
Contemporánea
-

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Idealização: Christi Zorrilla
e Marco Herrera

Localização: Iquitos, Perú,
Amazônia peruana

Web: correlacioncontemporanea.com

Residência de imersão e investigação em arte contemporânea localizada na Amazônia peruana, o projeto visa analisar e contribuir com o atual sistema de produção e pesquisa artística na região, tendo como premissa o diálogo e a vinculação com as práticas culturais e sociais locais. Como objetivo, o programa busca proporcionar uma experiência intercultural, a partir de pesquisa crítica e produção artística.

Sendo a maior cidade do mundo inacessível por estradas, Iquitos é acessível apenas por avião ou barco. Localizada no coração da Amazônia peruana, a cidade é moldada por sua geografia isolada, o que faz dela um ponto de entrada à Amazônia peruana, bem como um importante centro de pesquisas sobre biodiversidade e ciências ambientais, além de estudos antropológicos e socioculturais das comunidades indígenas da Amazônia.

Durante o período de pesquisa e produção da residência, os artistas contam com uma programação de estudos que inclui o conhecimento da cena cultural autônoma da região, revisitam a história de Iquitos, observando as marcas deixadas pelos tempos da exploração e extração da borracha, participam de encontros semanais de debates, frequentam oficinas de técnicas tradicionais, firmam trocas com as comunidades Kukama Kukamiria, Bora e Shipibo e também realizam visitas de estudo a espaços culturais geridos localmente em Iquitos.

Focado no desenvolvimento de programas de residência artística junto às comunidades tradicionais amazônicas, o projeto volta-se também à promoção de programas educacionais e de experimentação criativa que aproximam pesquisadores, curadores e artistas da cultura dos povos originários de Iquitos e arredores.

bottom of page