O vazio no
povoado de Nošovice
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Nošovice, República Checa (1975-2006)
Resumo: Kateřina Šedá, artista visual natural da república Checa, frequentemente explora a dinâmica social e comunitária em seus trabalhos de arte. Durante os anos em que a artista esteve de passagem pelo vilarejo de Nošovice, pequeno povoado rural no estremo leste do país, envolveu-se em uma série de ações que passaram a problematizar, coletivamente, alguns dos anseios e impactos que atingiram as comunidades locais, fruto do processo de chegada e saída da indústria da Huyndai na região.
Foi no vilarejo de Nošovice, comuna tcheca da antiga união soviética, localizada na região de Morávia-Silésia, que Kateřina Šedá realizou o trabalho “No Light”. Com a chegada da Huyndai em 2008, a instalação da montadora ocupou uma zona central do vilarejo, separando-o ao meio. Sobre as terras das antigas plantações de abóbora que eram parte da economia dos produtores locais, a fábrica ergueu-se nas áreas de plantio como um corpo hermetico aterrizado bem no centro do distrito. Na fábrica, os cargos ligados aos setores de limpeza e cozinha eram os únicos que aceitavam a recrutação de funcionários da comunidade. Os demais cargos eram ocupados por empregados vindos da Coréia. Nesse contexto, “No Light” (trabalho de Šedá feito em colaboração com moradores locais, realizado no ano de 2010) fez referência aos efeitos da chegada da Huyndai, bem como aos impactos da sua desativação, atraída por benefícios fiscais e isenção de taxas por outros lugares. Assim, em diálogo com o antigo espaço do refeitório da unidade (único lugar onde se concentrava a presença dos habitantes do povoado dentro da fábrica), o trabalho de Šedá reuniu em instalação um conjunto de toalhas feitas por costureiras do vilarejo, trazendo em bordado a representação da nova cartografia de Nošovice após a passagem da montadora. Com a saída da fábrica, restava um vazio bem no meio do vilarejo, vazio este que se tornou aspecto protagonista, formal e conceitual, abordado na obra.