top of page
lab cenas locais


imagens Cecília Maletti e Maria Eugênia Cordeiro
Barda del
Desierto
-
Coordenação: Maria Eugenia Cordeiro
Surgimento: 2014 (até atualmente)
Localização: Contralmirante Cordero, Río Negro, Patagonia (Argentina)
Site: bardadeldesierto.org
Surgido no ano de 2014 na cidade de Contralmirante Cordero (pequeno vilarejo argentino de 2.000 habitantes na província de Río Negro, a 1.240 km da capital de Buenos Aires), o programa de residência, que ocorria na Escola nº 135 do povoado, ampliou seu raio de atuação pelo território do entorno. Ao longo dos anos de ativação do programa de residência, Barda foi se consolidando como uma iniciativa autônoma voltada à pesquisa, produção, formação e divulgação de práticas artísticas contemporâneas ligadas à geografia cultural da Patagônia argentina.
Com o tempo, deu também corpo ao Museu Barda del Desierto (MBDD), cujo acervo digital encontra-se hoje em um circuito situado na geografia do deserto patagônico. Em um território de cerca de setenta hectares, o museu reúne uma colecção formada por dezanove obras site-específico, realizadas entre 2014 e 2019 por artistas locais, nacionais e internacionais, e uma sala de exposição temporária dedicada a artistas da Patagônia e de outras regiões do sul global. Para visitar os trabalhos do museu, deve-se percorrer as montanhas do deserto e acessar os trabalhos em exibição através de placas instaladas que apontam às coordenadas geográficas de latitude-longitude da localização de cada obra.
Atualmente, o MBDD contempla as experiências resultantes do programa de residência e interconecta as trajetórias que foram se cruzando entre a comunidade artística participante e os moradores locais de Contralmirante Cordero e arredores. Atualmente, o acervo do museu reúne uma colecção formada por 19 obras site-específico realizadas por artistas locais, nacionais e internacionais.
bottom of page