imagens Lucas Lacaz e Teresa Siewerdt (esquerda) e imagem do trabalho Jardinagem Baldia de Gabriela Leirias e Faetusa Tezeli (direita).
Jardinalidades
-
Idealização e coordenação: Faetusa Tezelli, Gabriela Leirias e Teresa Siewerdt
Surgimento: 2015
Localização: Diferentes localidades no espaço público das cidades de Curitiba, PR e São Paulo, SP (Brasil)
Site: jardinalidades.wixsite.com
O projeto explora a ideia de jardinagem como prática artística, ao mesmo tempo em que visibiliza o potencial da intervenção nas dinâmicas urbanas para a criação de novas territorialidades. Voltando sua atenção às interações sociais e ambientais que se dão nos espaços públicos e em áreas verdes da cidade, a iniciativa busca reunir e articular a produção poética de um conjunto de artistas interessados em ampliar o conceito de jardinagem, como atividade estética, política e poética.
O projeto foi concebido inicialmente pela artista e arquiteta Faetusa Tezelli no ano de 2015 e é atualmente coordenado pela artista e geógrafa Gabriela Leirias, em parceria com Teresa Siewerdt, junto a uma rede mais ampla de outros artistas e pesquisadores parceiros. Realizado em um primeiro momento na cidade de Curitiba, o projeto foi responsável pela organização de ações coletivas, intervenções urbanas, rodas de conversas, mapeamento de trabalhos, oficinas de permacultura e técnicas agroflorestais, realização de horta urbana junto a comunidades de bairros periféricos e trocas de sementes crioulas em espaços públicos. Em 2016, o projeto se desdobrou para o estado de São Paulo, proponde uma aproximação com a realidade deste território específico e propiciando outras interações, trocas de saberes e produção de conhecimentos.
Desde então, Jardinalidades vem se desdobrando em ações de criação, formação e colaboração, visando a reflexão sobre o espaço urbano e situando a própria natureza como meio de experimentação e ativação de pensamento crítico sobre o modo como ocupamos as cidades.